Poluição Sonora nas Indústrias

Poluição Sonora nas Indústrias: quais os danos?

Você sabia que a poluição atmosférica não é a única que tem efeitos prejudiciais para os seres vivos do planeta?

A poluição sonora dentro das indústrias, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um dos fatores que provoca mais problemas de saúde física e mental nesses ambientes.

Pensando nisso e em quais as razões que geram esses ruídos tão nocivos, escrevi este artigo!

Aqui você vai descobrir:

  • O que configura um ambiente industrial com poluição sonora?
  • Quais os danos da poluição sonora para trabalhadores de indústrias?
  • O que fazer para amenizar os danos da poluição sonora nas indústrias?

Boa leitura!

1. O que configura um ambiente industrial com poluição sonora?

É definido como ruído industrial todo som e barulho que causa uma poluição sonora que não é desejada dentro da indústria e gera uma perturbação auditiva.

A exposição a esse tipo de ruído costuma trazer sérios problemas à saúde, principalmente, quando se trata de audição.

Vale salientar que esse excesso de barulho pode ser causado por algumas máquinas, principalmente as mais antigas, que produzem um nível elevado de ruído, por vezes muito acima do limite tolerável.

E isso acaba afetando a qualidade de vida dos trabalhadores e, consequentemente, prejudicando a produtividade deles na empresa devido aos efeitos negativos do distúrbio.

Ninguém quer ter que lidar com uma situação tão desconfortável quanto essa, não é mesmo?

No próximo tópico, antes de entender como amenizar a poluição sonora e seus efeitos negativos, ou seja, você vai conhecer os principais danos decorrentes de um ambiente industrial com ruídos frequentes.

Vamos lá?

2. Quais os danos da poluição sonora para trabalhadores de indústrias?

Como vimos anteriormente, a poluição sonora dentro das indústrias pode prejudicar tanto o trabalhador quanto os gestores.

Isso porque um ambiente cheio de ruído afeta a qualidade de vida do empregado e respinga no quão produtivo e pouco eficiente ele pode ser na empresa.

Não é para menos, indústrias com níveis elevados de poluição sonora acabam engatilhando irritabilidade, ansiedade e estresse entre os colaboradores.

Além disso, os ruídos industriais também podem causar:

  • perturbações psicológicas e fisiológicas
  • hipertensão
  • alteração no humor
  • falta de concentração
  • problemas cardiovasculares

Viu só? São muitos os problemas advindos da emissão contínua do som que provoca o ruído.

Por isso, é fundamental que os proprietários de indústrias invistam em estratégias que barrem a propagação desse barulho e mantenham o foco em ferramentas que amenizam os danos da poluição sonora entre os seus colaboradores.

Pensando nisso, escrevi o próximo tópico!

Confira:

3. O que fazer para amenizar os danos da poluição sonora nas indústrias?

Existem pelo menos 3 métodos que podem ser adaptados para reduzir ruídos dentro das indústrias, sabia disso?

São eles:

  • Planejamento Físico: consiste no isolamento do maquinário e do edifício, com a disposição adequada de equipamentos, setores e estruturas de vibração, o que resulta no isolamento acústico do ambiente.
  • Manutenção dos equipamentos: a partir da manutenção habitual do maquinário da indústria é possível estabelecer medidas que preservem e impeçam os desgastes nos equipamentos que elevam o nível de ruído no local.
  • Silenciadores e atenuadores de ruídos industriais: esses acessórios são projetados para conter o ruído quando há passagem de fluxo de ar.

Além disso, eles são desenvolvidos levando em consideração a vazão de ar necessária para o perfeito funcionamento do equipamento e o nível ideal de atenuação de ruído desejado.

Conclusão

Vamos recapitular? Neste artigo você ficou por dentro do que causa a poluição sonora dentro do setor industrial e quais os danos advindos desses ruídos tanto para a saúde dos colaboradores quanto para a saúde dos negócios.

Se surgir qualquer dúvida, não hesite em revisitar os tópicos acima!

Combinado?

Até a próxima!

Veja outras informações