ruídos industriais

Conheça as formas de reduzir os ruídos industriais

Ficar exposto a som e ruídos em excesso dentro do ambiente industrial é extremamente prejudicial à saúde e bem-estar dos trabalhadores. A longo prazo, o ruído excessivo pode causar: perda ou diminuição da audição, estresse, distúrbio de sono, aumento da pressão arterial, problemas de concentração, redução da produtividade, problemas psicológicos e emocionais, como ansiedade e irritabilidade.

O controle destes ruídos tem sido uma preocupação crescente no ambiente de trabalho industrial e, felizmente, existem diversas soluções disponíveis para reduzi-los.

Conheça um pouco mais sobre as opções disponíveis pela Arbomtec, suas principais características e indicações.

Absorvedores de som

Os absorvedores de som são projetados para reduzir a reverberação do som em um ambiente, absorvendo as ondas sonoras e convertendo-as em energia térmica.

Entre os absorvedores de som mais comuns, temos o painel de energia acústica, utilizado em estúdios de gravação de música e podcasts, salas de cinema, home theaters e ambientes onde é necessário controlar a qualidade acústica.

Os painéis absorvedores de som podem ser feitos de espuma acústica com uma superfície porosa, que ajuda a absorver as ondas sonoras. Mas, eles também podem ser de lã mineral, como fibras minerais, lã de vidro ou lã de rocha.

Barreiras Acústicas

As barreiras acústicas são usadas para bloquear a transmissão do ruído entre sua fonte e o receptor. Sua composição é feita de material denso, podendo ser instaladas tanto em ambiente industrial, como ao longo de rodovias e estradas.

Por utilizarem materiais densos, as barreiras acústicas costumam ser construídas de concreto, acrílico, madeira, vegetais (cortinas verdes) ou bases modulares, facilmente encontradas de aço, alumínio e PVC.

Silenciadores de exaustão

Também conhecidos como abafadores de escape, os silenciadores de exaustão são utilizados para reduzir o ruído produzido pelo fluxo de gases de escape de motores ou sistemas de ventilação e são projetados para atenuar as ondas sonoras geradas pelo fluxo de ar e gases, tornando-os menos audíveis.

Compostos por uma câmara interna, os silenciadores são fabricados de materiais acústicos absorventes e componentes ressonantes, que trabalham em conjunto para dissipar, absorver e refletir as ondas sonoras, reduzindo o nível de ruído emitido pelos sistemas de exaustão.

Existem diversos tipos de silenciadores, sendo os mais comuns:

  • Automotivos: utilizados em sistema de escape de veículos, reduzindo o ruído do motor;
  • Industriais: utilizados em sistema de ventilação e exaustão onde há a necessidade de motores, geradores ou sistemas de ventilação;
  • Equipamentos de energia: empregados em turbinas e equipamentos para minimizar o ruído projetado pelo escape dos gases de combustão;
  • Equipamentos de HVAC: presentes em sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado;
  • Processos Industriais: aplicados em sistemas de escape de gases provenientes de processos industriais, como compressores, bombas e fornos, projetados para atender as regulamentações de controle de ruídos.

Difusores acústicos

Os difusores acústicos são utilizados para controlar a reflexão do som em ambientes, dispersando as ondas sonoras em várias direções.

Diferente dos absorvedores, os difusores promovem uma dispersão controlada do som refletido, melhorando a qualidade acústica do ambiente, trazendo clareza para o som e reduzindo o eco.

Existem diversos tipos de difusores acústicos, que são projetados para atender a necessidade dos ambientes e suas características, como:

  • Difusores de ressalto de som: apresentam superfícies curvas ou anguladas para a dispersão das ondas sonoras, promovendo uma distribuição mais uniforme do som;
  • Difusores de grade: compostos por uma estrutura perfurada e com aberturas em grade, esses difusores podem ser instalados em paredes e tetos e são comumente utilizados em estúdios de gravação, salas de controle e salas de concertos;
  • Difusores hemisféricos: confeccionados em estruturas semi-esféricas em paredes ou tetos, esses difusores são responsáveis por dispersar o som em várias direções e ajudam a reduzir as reflexões diretas;
  • Difusores de membrana: revestidos de uma membrana flexível sob uma estrutura, essas membranas vibratórias ajudam a dispersar as ondas sonoras. Esse tipo de difusor é muito comum em estúdios de música e salas de controle de áudio;
  • Difusores fractais: baseados em princípios matemáticos complexos, os difusores fractais são projetados para espalhar o som em várias direções, causando um efeito mais eficiente.

Os difusores acústicos desempenham um papel fundamental no aprimoramento acústico e na preservação da saúde em ambientes com ruído excessivo. A escolha do tipo de difusor dependerá das características acústicas de cada ambiente e as necessidades específicas de absorção.

A Arbomtec tem a melhor solução para a sua empresa quando o assunto é isolamento acústico industrial. Fale conosco agora mesmo e solicite o seu orçamento!