Funcionários engajados entregam qualidade e resultados
O engajamento, por sua vez, desenvolve nos profissionais um desejo genuíno de entregar excelência e eficiência no trabalho. A empresa, então, ganha em produtividade, redução de gastos e qualidade no serviço prestado.
Cada vez mais as indústrias estão se voltando para este tema e investido para identificar, medir e aumentar o engajamento dos funcionários, melhorando assim o resultado final de seus negócios, resultando em uma indústria mais produtiva e competitiva no mercado.
Engajar os colaboradores não é uma tarefa fácil, mas que não deve ser menosprezada!
Confira 5 dicas para aumentar e promover o engajamento do trabalhador nas fábricas e indústrias:
1 – LÍDERES/GESTORES INSPIRADORES
A cultura do engajamento nasce do topo para a base. A posição de comando deve liderar pelo exemplo, impulsionando a equipe a alcançar os resultados, incentivando e ouvindo os colaboradores. Forneça feedbacks claros e consistentes sobre como ele pode melhorar seu desempenho.
Reconheça o bom trabalho. Elogiar o desempenho de um colaborador ou da equipe na conquista de um resultado motiva e contribuiu para a criação da ideia de pertencimento, o “vestir a camiseta” da empresa.
2 – CONHEÇA SEU TIME:
Um ambiente de trabalho no qual as pessoas se sintam valorizadas e ouvidas é crucial para o engajamento dos colaboradores. É importante que o trabalhador da indústria saiba que existe alguém ali que vai ouvir o que ele tem para falar.
É nesse momento da conversa que se descobre o que os motiva, o que eles buscam e onde querem chegar.
Converse sobre plano de carreira. Trabalhadores que possuem metas de crescimento se engajam muito mais. Discuta sobre as oportunidades de treinamento e desenvolvimento que possam ajudá-lo a progredir.
3 – PROPÓSITO:
Embora o dinheiro seja importante, muitos profissionais estão em busca de desafios. Funcionários engajados acreditam que o trabalho que desenvolvem é importante e tem valor para a empresa. Estabelecer metas e desafios para seus funcionários vai criar neles um senso de propósito.
4 – OBJETIVOS CLAROS:
Desse modo os funcionários precisam saber como as funções que exercem se encaixam na visão da empresa. Quando os colaboradores possuem objetivos claros e responsabilidades definidas, fica fácil para se comprometerem com a empresa e entregarem resultados.
5 – AMBIENTE DE TRABALHO – SEGURANÇA E SAÚDE:
Empresas que colhem os benefícios de funcionários engajados entendem que os funcionários são seu maior patrimônio. Para isso é essencial fornecer os equipamentos adequados para a realização das tarefas.
Proporcionar um ambiente de qualidade também faz com que os funcionários sintam que a empresa se importa com ele, dessa forma ele tem motivos para trabalhar com satisfação e desempenhar o melhor resultado.
Funcionário feliz produz mais e com qualidade,ou seja, o resultado é uma indústria mais produtiva!
É importante que o gestor esteja atento aos colaboradores e também ao ambiente onde eles desempenham suas funções. Entre os problemas que os funcionários em uma fábrica podem enfrentar está o ruído industrial.
Ele é um agente de risco ocupacional grave, que pode ser o principal desencadeador de alguns distúrbios, como: perda auditiva, irritação, falha de memória, confusão mental, entre outros.
Para evitar tais problemas e melhorar a qualidade do local de trabalho é imprescindível fazer o monitoramento dos ruídos e também o uso de silenciadores industriais, quando necessário.
Dessa forma, a empresa estará investindo na preservação sonora do local, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e garantindo mais segurança, interna e externa, para o colaborador.
A Arbomtec é especialista no assunto, oferece soluções para ruídos há 25 anos, realizando diversos serviços para a eliminação de ruídos dentro das empresas e indústrias.
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