5 Dicas para reduzir a emissão de poluentes em sua fábrica

Você sabia que existem mais de 300 mil indústrias no Brasil? Os dados são da Pesquisa Industrial Anual – Empresa, realizada pelo IBGE. Este é um número alto que bate de frente com assuntos discutidos na atualidade, como poluição versus sustentabilidade, nesse post vamos mostrar como reduzir a emissão de poluentes.

De fato, esse é um ponto de extrema atenção, se quisermos ter não apenas um futuro, como também um presente melhor. A poluição gera diversos problemas, como diminuição da qualidade do ar, mudanças climáticas, contaminação da água, além de afetar a saúde das pessoas.

Porém, hoje existem maneiras das indústrias reduzirem a emissão de poluentes. Uma realidade sustentável depende de todos e as empresas têm um papel significativo nessa colaboração.

Mas se você está aqui, já sabe disso, certo? O que você precisa agora é começar a aplicar esses valores.

Você: também pode curtir : 3 Dicas valiosa para melhorar o chão de fábrica na sua indústria

Por isso, trouxemos nesse artigo 5 dicas que te ajudarão a ter insights para reduzir a emissão de poluentes em sua fábrica. Aproveite a leitura!

Busque diminuir os resíduos sólidos

Essa é uma boa forma de começar a reduzir o impacto causado na natureza. E como fazer isso? A redução pode ser feita através de algumas modificações de processos, como substituição de matérias-primas e maquinários mais eficientes. Você deve considerar a reutilização de insumos ou até mesmo a reinserção de matérias-primas recicláveis.

No caso da reutilização, ela não precisa ser feita necessariamente na sua empresa. Existem, por exemplo, mercados de venda de resíduos: outras empresas podem se interessar e reutilizar o resíduo do seu processo produtivo.

Se não for possível diminuir em um primeiro momento, busque ao menos fazer o descarte correto dos resíduos.

Opte por fontes de energia sustentável

A energia eólica e a solar, por exemplo, além de serem eficientes, também ajudam a reduzir custos a longo prazo, já que o consumo de energia elétrica diminui.

Redução da produção de gases

Existem várias formas de fazer isso e podemos citar algumas:

  • Manutenção adequada e aumento do desempenho das caldeiras
  • Redução da necessidade de vapor das caldeiras
  • Instalação de purificadores de gás e utilização de lavadores de gases – estes neutralizam os componentes que são considerados nocivos.

Realizar o tratamento de efluentes

Uma etapa primordial para evitar a contaminação do solo e dos rios. O tratamento de efluentes também é essencial para que a sua indústria permaneça dentro das regulamentações ambientais. Ele pode ser feito de três maneiras.

  1. Tratamento físico químico, como gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, desarenadores e flotação.
  2. Tratamento biológico, através de bactérias e outros microrganismos
  3. Tratamento por processos químicos, no qual os compostos contaminantes da água são separados através de produtos. Alguns desses processos são: clarificação, eletrocoagulação, precipitação, cloração, oxidação, redução e troca iônica.

Você precisará analisar qual o melhor método para a sua indústria.

 

Redução da poluição sonora

Falando em regulamentação, existem leis e normas que discorrem sobre os limites de ruído permitidos dentro e nos arredores das indústrias. O maquinário e o processo de produção geram ruídos que podem ser nocivos para a população e para os colaboradores. Por isso, é fundamental que a indústria fique dentro dessas normas, buscando reduzir ao máximo os níveis dos ruídos.

A solução varia de dependendo do caso, do maquinário e dos ambientes, mas os ruídos industriais podem ser reduzidos com silenciadores, enclausuramentos ou barreiras acústicas. E você pode contar com a gente!

Há mais de 25 anos, a Arbomtec é especialista em atenuação acústica industrial. Temos ampla experiência no mercado, contamos com profissionais capacitados e uma linha de produtos de qualidade.

Nós oferecemos soluções de excelência para os nossos clientes. Entre em contato e saiba mais.